Unidade 1: TERRITÓRIO BRASILEIRO
Aula baseada no livro ARARIBÁ Mais Geografia - 7º Ano. Obra Coletiva. 1ª Ed. - São Paulo, Moderna, 2018.
Link de Acesso ao Livro: https://pt.calameo.com/read/002899327b7683a90af31?authid=RU47i9aIrCEc
CAPÍTULO 4 - Formação e Regionalização do Território Brasileiro.
Objetos de conhecimento: Ideias e concepções sobre a formação territorial do Brasil
Público Alvo: 7º Ano - Ensino Fundamental.
HABILIDADES - BNCC
EF07GE02
- Analisar as influências dos fluxos econômicos e populacionais na formação territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.
- Reconhecer as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade.
Introdução
Nem sempre o território brasileiro foi um Estado-Nação. Nem sempre teve a sua soberania. Seus mais de 8 milhões de km quadrados delimitados precisamente e abrigando os 26 estados mais o DF, levaram muito tempo para se transformarem no que são hoje. Ao percorrer simbolicamente esta Trilha de Aprendizagem baseada no capítulo 4 do Livro Araribá Mais Geografia, você terá a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos a respeito dos territórios dos povos indígenas residentes no Brasil antes e durante a época do Brasil Colônia e posteriores. Poderá desenvolver habilidades e se tornar capaz de compreender basicamente o processo histórico e geográfico de ocupação, formação e expansão do território brasileiro.
Trilha de Aprendizagem
-> Comece sua jornada assistindo o vídeo.
-> Faça a leitura dos textos e analise as imagens.
1ª PARTE: FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO
Texto básico para consulta: páginas 52 à 54 do livro. ARARIBÁ Mais Geografia - 8º Ano.
Os Povos Originários.
Como você pôde ver no vídeo e ler nos textos, os povos indígenas habitam as terras que hoje fazem parte do território brasileiro há milênios. Desta forma, quando os colonizadores portugueses chegaram aqui, não descobriram uma lugar que não era terra de ninguém, mas sim dos indígenas.
-> Confira os territórios dos principais povos indígenas da época da invasão européia no mapa abaixo.
A grande maioria destes povos indígenas foram dizimados ao longo do processo de colonização e expansão do território brasileiro. Embora existam ainda cerca 897 dos seus descentes, estima-se que em 1500 haviam mais 4 de milhões.
-> Confira os territórios dos territórios dos remanescentes indígenas no Brasil atual.
As Grandes Navegações Europeias.
Como você pode conferir no vídeo, os portugueses chegaram no Brasil na expedição de Pedro Alvares Cabral, a quem foi atribuído o status de descobridor do Brasil pelos europeus. Reflita a respeito do termo descobridor e responda a seguinte questão para você mesmo: Será que os povos indígenas concordam com esse ponto de vista que afirma que Pedro Alvares Cabral descobriu o Brasil?
Se quiser você pode anotar sua resposta no seu caderno.
-> Confira as principais no mapa a rota da expedição marítima de Cabral.
A ocupação do território pelos portugueses se deu, desde o início do sentido leste para o oeste. O Brasil se tratava de um gigantesco paraíso tropical. Era muito difícil avançar, naquela época pelas matas fechadas. Isso foi feito, já no primeiro século de colonização, mas a maioria da população foi se formava na época foi se concentrando nas áreas mais próximas do litoral. Os povos indígenas, em contrapartida, sempre são por essência os povos da floresta. Com modos de vida em harmonia com o meio ambiente, não se limitavam ao litoral, como você pôde conferir no primeiro mapa.
- O Tratado de Tordesilhas.
As Capitanias Hereditárias.
As capitânias hereditárias foram a primeira divisão administrativa implantada pelos portugueses na "América Portuguesa".
Texto para consulta: https://mundoeducacao.uol.com.br/historiadobrasil/capitanias-hereditarias.htm
-> As capitanias hereditárias no contexto do Brasil Colônia. Confira:
Nota: O estudo geográfico da expansão do território brasileiro, ocorre melhor de maneira interdisciplinar com história, pois são as ações dos povos ao longo do tempo que criam e
transformam os limites e fronteiras do país. Muitos detalhes que você viu no vídeo, que
se trata de uma cronologia do Brasil colônia, você irá aprender nas aulas de história, já na Geografia, focamos nos aspectos territoriais.
-> Confira no mapa a localização das Capitanias Hereditárias.
A Ocupação Econômica e Expansão do Território Brasileiro.
Na medida em que o tempo foi passando, mais e migrantes foram chegando no Brasil e se estabelecendo por aqui. Atraídos pelas atividades econômicas foram se espalhando pelos territórios da época. Esse processo, ligado a outros fatores, fez com que os limites e fronteiras do Brasil fossem se expandindo, ultrapassando inclusive, a linha de Tordesilhas.
-> Confira nos mapas os principais ciclos econômicos do Brasil por épocas.
2ª PARTE: REGIONALIZAÇÃO DO BRASIL
Texto básico para consulta: páginas 55 à 60 do livro. ARARIBÁ Mais Geografia - 8º Ano.
O que é regionalização?
O termo regionalização pode ser basicamente definido como a divisão ou organização de uma área ou território qualquer a partir de um critério comum. Os três os dois tipos de divisões do mapa do Brasil a seguir, são exemplos de formas de regionalizar o território brasileiro.
As Regiões do IBGE
O IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de Barueri já realizou, ao longo dos anos algumas regionalizações do território brasileiro. A mais recente foi feita em 1990 e é considerada a divisão regional oficial do Brasil. Nesta divisão os limites dos estados são respeitados.
-> Confira no vídeo uma breve história do IBGE.
-> Para saber mais leia o artigo no site do IBGE clicando no link: https://www.ibge.gov.br/geociencias/organizacao-do-territorio/divisao-regional/15778-divisoes-regionais-do-brasil.html?=&t=o-que-e
-> Confira o mapa Regional oficial do Brasil criado pelo IBGE em 1990.
Os Complexos Regionais Brasileiros
Além da divisão regional do Brasil do IBGE, existe uma outra que é muito utilizada atualmente apesar de não ser a oficial. São chamadas de Regiões Geoeconômicas ou Complexos Regionais Brasileiros. Nesta regionalização, criada pelo geógrafo Pedro Pinchas Geiger, Brasil é dividido em apenas três partes e o critérios principais de divisão os econômicos e sociais. Repare no mapa que a para demostrar melhor estes aspectos, os limites dos estados não são respeitados.









Nenhum comentário:
Postar um comentário