terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Geografia - Conceitos e Temas: Estado, Nação, Território, Limites e Fronteiras


Introdução

    Neste estudo você terá a oportunidade  de aprender a respeito da localização geográfica do território brasileiro, mas antes, será preciso compreender como o espaço geográfico costuma ser organizado de um modo geral, pelas sociedades dos diversos países do mundo.  Para aprofundar este assunto, você pode conhecer ou relembrar quais são as principais organizações internacionais existentes atualmente. Isto porque, a existência delas afeta direta ou indiretamente o Brasil, que é o foco deste estudo. 

Objetos de conhecimento: Ideias e concepções sobre a formação territorial do Brasil 
Público Alvo: 7º, 8º E 9º Anos
HABILIDADES - BNCC
EF07GE01Compreender o conceito de território, limites e fronteiras. 
EF08GE05: Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento e tensões da contemporaneidade. 

 Os termos estado, Nação e país parecem sinônimos, mas possuem significados distintos.

  São muitos os termos e conceitos básicos para a aprendizagem e entendimento da Geografia que parecem sinônimos. Portanto, é imprescindível que o estudante consiga conhecer, compreender, identificar e diferenciar esses conceitos. Desta forma, conseguirá aprender, refletir e agir maneira mais consciente no mundo em que vive. Comece assistindo o vídeo.

O Estado
    O Estado é a forma como a sociedade se organiza politicamente. Serve para regular a convivência dos habitantes de um determinado país. Seus representantes são pessoas eleitas democraticamente pelo voto popular, ou não, dependendo das leis de cada território. 

"Estado é a forma como a sociedade se organiza politicamente. É o ordenamento jurídico que regula a convivência dos habitantes de um país."  

ARARIBÁ Mais Geografia - 8º Ano.  
Obra Coletiva. 1ª Ed. - São Paulo, Moderna, 2018.

es·ta·do

Do latim status
6. Nação considerada como entidade que tem governo e administração particulares. (Geralmente com inicial maiúscula.)
7. Governo político do povo constituído em nação. (Geralmente com inicial maiúscula.)
"estado", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa https://dicionario.priberam.org/estado

    Os governantes comandam o país através dos três poderes, o ExecutivoLegislativo e Judiciário

Executivo: Presidentes, governadores , prefeitos, além dos cargos de Ministros e Secretários Estaduais e Municipais. Tem como função colocar em prática as leis.

Legislativo: Deputados, senadores e vereadores. Elaboram e modificam as leis.

Judiciário: Juízes e desembargadores. Julgam crimes, avaliam leis e defendem a Constituição do país.

    Cada país possui também as Forças Armadas, normalmente formadas pelo Exército, defensor das fronteiras e territórios terrestres, a Marinha, defensora dos territórios aquáticos e a Aeronáutica, que defende o espaço aéreo da nação. 
    Um Estado só é reconhecido e respeitado internacionalmente como nação independente, quando conquista sua Soberania. Quando chega a este estágio, tem plenos poderes para administrar seu território sem ter reconhecer obrigatoriamente nenhum poder superior a ele.  

A Nação
    Chamamos de nação a coletividade de pessoas unidas por aspectos comuns, tais como língua e religião. As pessoas destes coletivos são ligadas por laços históricos, étnicos e culturais. A que possui seu território, o organiza politicamente é classificada como Estado-Nação.  É desta forma a maioria das sociedades  do mundo se organizam, entretanto, existem nações sem territórios soberanos.  Observe no mapa o exemplo dos Curdos que vivem espalhados pelos territórios da Turquia, Iraque, Irã, Azerbaidjão, Síria e Armênia. Poderiam ser uma país independente, mas não conseguiram ainda conquistar a autonomia, portanto tem que se submeter aos governos dos países que habitam. Se trata de uma questão muito complexa. 
Território 
"Base física sobre a qual um Estado exerce sua soberania. É formado pelo solo continental e insular, pelo subsolo, pelo espaço aéreo e pelo território marítimo." 

Limites 
    Delimitação de territórios políticos, marcados por elementos naturais ou artificiais, como um rio ou uma cadeia de montanhas, por exemplo ou artificiais, estabelecidos com base em outros elementos.

Fronteiras 
    Conceito mais abrangente do que limites. São construídas historicamente. Pode ser uma região ou faixa entre dois países, por exemplo.

A Diferença entre Limites e Fronteiras

"O limite é a divisão entre uma unidade territorial e outra, geralmente entre dois países. A ideia desse conceito remonta à constituição do Estado moderno e sua necessidade de determinar com total precisão os pontos do território sobre o qual ele exerce sua soberania, incluindo os seus valores constitutivos, idiomas, moeda e outros aspectos.

Por outro lado, o conceito de fronteira é mais dinâmico e designa uma frente de expansão ou uma zona de inter-relações entre os diferentes meios, que podem ou não ser territórios diferentes. Ao contrário de limite, que é uma noção mais exata e fixada juridicamente, as fronteiras são mais fluidas e há mais comunicação e interação."

Portanto, os limites referem-se a uma determinação legalmente fomentada, que foi estabelecida por um acordo formal ou uma convenção. Já as fronteiras constituem algo dinâmico, “vivo”, por assim dizer, referindo-se às trocas e relações, sejam elas culturais, econômicas, militares, afetivas e outras.

Assim sendo, dizer, por exemplo, o “limite entre Brasil e Paraguai” é diferente de dizer “a fronteira entre Brasil e Paraguai”, sendo essa última referente às áreas de interação populacional, econômica e cultural entre os povos. Na mesma medida, quando falamos das “fronteiras da Globalização”, estamos falando de suas áreas periféricas de prolongamento. Enquanto o limite define um término, a ideia de fronteira consiste em um começo ou uma expansão."

Trechos de aula publicada no site educativo da uol. Se quiser saber mais, confira na íntegra. https://brasilescola.uol.com.br/geografia/limite-fronteira.htm

 Atualidades







46 entidades médicas brasileiras emitem manifesto e reforçam uso de máscara.  
Veja mais em 

Nenhum comentário:

Postar um comentário