Introdução
São muitos os termos e conceitos básicos para a aprendizagem e entendimento da Geografia que parecem sinônimos. Portanto, é imprescindível que o estudante consiga conhecer, compreender, identificar e diferenciar esses conceitos. Desta forma, conseguirá aprender, refletir e agir maneira mais consciente no mundo em que vive. Comece assistindo o vídeo.
O Estado é a forma como a sociedade se organiza politicamente. Serve para regular a convivência dos habitantes de um determinado país. Seus representantes são pessoas eleitas democraticamente pelo voto popular, ou não, dependendo das leis de cada território.
"Estado é a forma como a sociedade se organiza politicamente. É o ordenamento jurídico que regula a convivência dos habitantes de um país."
ARARIBÁ Mais Geografia - 8º Ano.Obra Coletiva. 1ª Ed. - São Paulo, Moderna, 2018.
es·ta·do
Do latim status6. Nação considerada como entidade que tem governo e administração particulares. (Geralmente com inicial maiúscula.)7. Governo político do povo constituído em nação. (Geralmente com inicial maiúscula.)"estado", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa https://dicionario.priberam.org/estado
Os governantes comandam o país através dos três poderes, o Executivo, Legislativo e Judiciário.
Executivo: Presidentes, governadores , prefeitos, além dos cargos de Ministros e Secretários Estaduais e Municipais. Tem como função colocar em prática as leis.
Legislativo: Deputados, senadores e vereadores. Elaboram e modificam as leis.
Judiciário: Juízes e desembargadores. Julgam crimes, avaliam leis e defendem a Constituição do país.
"O limite é a divisão entre uma unidade territorial e outra, geralmente entre dois países. A ideia desse conceito remonta à constituição do Estado moderno e sua necessidade de determinar com total precisão os pontos do território sobre o qual ele exerce sua soberania, incluindo os seus valores constitutivos, idiomas, moeda e outros aspectos.
Por outro lado, o conceito de fronteira é mais dinâmico e designa uma frente de expansão ou uma zona de inter-relações entre os diferentes meios, que podem ou não ser territórios diferentes. Ao contrário de limite, que é uma noção mais exata e fixada juridicamente, as fronteiras são mais fluidas e há mais comunicação e interação."
Portanto, os limites referem-se a uma determinação legalmente fomentada, que foi estabelecida por um acordo formal ou uma convenção. Já as fronteiras constituem algo dinâmico, “vivo”, por assim dizer, referindo-se às trocas e relações, sejam elas culturais, econômicas, militares, afetivas e outras.
Assim sendo, dizer, por exemplo, o “limite entre Brasil e Paraguai” é diferente de dizer “a fronteira entre Brasil e Paraguai”, sendo essa última referente às áreas de interação populacional, econômica e cultural entre os povos. Na mesma medida, quando falamos das “fronteiras da Globalização”, estamos falando de suas áreas periféricas de prolongamento. Enquanto o limite define um término, a ideia de fronteira consiste em um começo ou uma expansão."
Trechos de aula publicada no site educativo da uol. Se quiser saber mais, confira na íntegra. https://brasilescola.uol.com.br/geografia/limite-fronteira.htm
Atualidades
46 entidades médicas brasileiras emitem manifesto e reforçam uso de máscara.
Veja mais em








Nenhum comentário:
Postar um comentário